Representação estudantil para totós

Unknown (1)

Caso estejas no ICBAS há uns tempos, ou sejas novato, já te deves com certeza ter apercebido que há vários órgãos de gestão e de representação, em que os Estudantes estão representados, para os quais de vez em quando há eleições. É muita coisa, e torna-se confuso perceber quem faz o quê, e a quem se deve recorrer caso haja algum problema. Assim sendo, a Corino vai simplificar, e explica-te tudo, como se fosses um verdadeiro totó!

Os vários órgãos em questão tratam-se então dos Conselho de Representantes, Executivo, Científico e Pedagógico. Para os alunos de Medicina, há ainda representantes do Estudantes no Conselho Pedagógico do Hospital de Santo António. Na Associação de Estudantes, há ainda os Departamentos de Educação e Pedagogia, coordenado pelo Diogo Carvalho, com colegas e atividades dos diferentes cursos; Política Educativa, coordenado pela Alexandra Xavier, e Formação e Ciência, coordenado pela Carolina Pereira.

Em relação àqueles Conselhos, o de Representantes é responsável por eleger e destituir o Diretor, aprovar o seu regulamento de funcionamento, aprovar as alterações dos estatutos do ICBAS, apreciar os atos do Diretor e do Conselho Executivo, entre outras funções. É responsável pelo mesmo a Professora Doutora Corália Vicente. São representantes dos Estudantes nesta órgão de gestão os colegas Bárbara Moutinho Ferreira, Berta Valente, Joana Magalhães e Pedro Ribeirinho Soares.

O Conselho Executivo é presidido pelo Diretor, António Sousa Pereira, e compete a este órgão coadjuvar o Diretor no exercício das suas competências e exercer as competências delegadas pelo Conselho de Gestão da Universidade do Porto. A representante dos estudantes é a Inês Almeida. O Conselho Científico é presidido pelo Diretor do ICBAS e tem como funções, entre outras, pronunciar -se sobre as propostas dos planos estratégicos do ICBAS; apreciar o plano de actividades científicas do ICBAS, propondo acções no seu âmbito e cooperando na sua implementação; pronunciar -se sobre a criação, transformação ou extinção de Departamentos; pronunciar -se sobre a criação, fusão, transformação e extinção de unidades de investigação do ICBAS; pronunciar -se sobre a criação de ciclos de estudo em que participe a Unidade Orgânica e aprovar os respetivos planos de estudos; promover uma cultura institucional de elevada qualidade e ética científica; supervisionar e procurar garantir a qualidade científico-pedagógica da oferta de formação; propor a concessão de títulos ou distinções honoríficas; propor ou pronunciar-se sobre a instituição de prémios; propor ou pronunciar-se sobre a realização de acordos e parcerias internacionais e propor a composição dos júris de provas e de concursos académicos.

O Conselho Pedagógico é presidido pela Professora Doutora Corália Vicente, e tem como competências pronunciar-se sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação; promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico do ICBAS e a sua análise e divulgação; promover a realização da avaliação do desempenho pedagógico dos docentes, por estes e pelos estudantes, bem como a sua análise e divulgação; apreciar as queixas relativas a falhas pedagógicas e propor as providências consideradas necessárias; aprovar os regulamentos pedagógico e de avaliação do aproveitamento dos estudantes; pronunciar-se sobre o regime de prescrições e de precedências; pronunciar-se sobre a criação de ciclos de estudos em que participe a Unidade Orgânica e sobre os respetivos planos de estudos; pronunciar-se sobre a instituição de prémios escolares; pronunciar-se sobre o calendário letivo e os mapas de exames do ICBAS; proporcionar aos estudantes aconselhento sobre matérias de índole pedagógica; promover a formação pedagógica contínua dos docentes e Promover uma cultura institucional de elevada qualidade e ética pedagógica, entre outras. São representantes dos Estudantes neste órgão os colegas Micael Costa, Henrique Moreira, Maria Inês Martins, Pedro Miranda, Érica Moura, João Castedo, Daniel Vasconcelos e Catarina Teixeira.

Informação retirada do sigarra a 22/11/2014

Para mais informação, consulta:

https://sigarra.up.pt/icbas/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=1185

Madalena Cabral Ferreira