Perto do Icbas – 6 sítios para estudar

Se fazes a época de exames na maior a estudar entre a secretária e o sofá lá de casa, então, felicitamos-te: este artigo não é para ti mas para aqueles teus colegas que ao segundo dia fechados em casa já estão a deitar fumo pelas orelhas
Para esses que gostam de ver vida, de conversar nas pausas do estudo e partilhar do sofrimento comum, temos seis sugestões de sítios onde podes passar alguns dias deste próximo mês e das épocas de exames vindouras.
Por isso, junta um grupo de estudo ou vai à “aventura” sozinho, o centro do Porto dá-te muitas opções.


Café Vitória

15902860_1261173860630805_2091218517_o

Morada:  Rua José Falcão 156

Distância (a pé): 15 minutos do ICBAS novo e 6 minutos do ICBAS antigo

Horário: Seg-Qui 12h-01h; Sex 12h-02h; Sáb 14h-2h; Dom 14h-01h; encerra à terça-feira.

Wi-fi: sim

Facebook: https://www.facebook.com/CafeVitoriaPorto/?fref=ts

O Café Vitória, que também funciona como bar e restaurante, é a alternativa ideal para quem quer focar-se no estudo e desfrutar de um ambiente descontraído, arquitetura moderna e decoração escolhida a dedo.
Há sempre música ambiente e nas traseiras deparamos-nos com um pequeno jardim interior, o ex libris do espaço, que nos envolve e afasta de toda a azáfama citadina. Os empregados são acessíveis e estão sempre prontos para renovar a tua dose vital de cafeína ou para te reconfortar com um dos vários petiscos disponíveis no menu, desde sanduíches a saladas, tostas ou doces de chocolate, tudo isto a preços relativamente acessíveis.
A hora do almoço é agitada, portanto deverás considerar esta opção para uma tarde de estudo. Durante este período irás encontrar outras pessoas compenetradas a trabalhar ou a acompanhar-te na memorização de powerpoints.

Galerias Lumière

15857781_1261173863964138_305324395_o

Morada: Rua de José Falcão 167

Distância (a pé): 15 minutos do ICBAS novo e 6 minutos do ICBAS antigo

Horário: Seg-Sáb 12h-20h

Wi-fi: sim

Facebook: https://www.facebook.com/galerias.lumiere/?fref=ts

Querias experimentar o café Vitória mas esqueceste-te de ver o horário e apareceste lá de capa/tijolo na mão às nove da manhã? Não te preocupes, pois mesmo do outro lado da rua existe um pequeno centro comercial onde também podes estudar.
Este espaço, que já sofreu várias remodelações ao longo das décadas, é o local ideal para quem gosta de estudar em locais públicos sem a imposição do típico consumo mínimo ou empregados sempre a circular de um lado para o outro. Supostamente, as galerias têm uma política de consumo obrigatório de hora a hora para que se possa usufruir das suas mesas, mas, exceto durante o período de almoço, esta regra não é controlada.
Podes, portanto, estudar num ambiente calmo, quase nunca cheio, sob uma clarabóia tremenda, que proporciona muita luz natural. Tens várias tomadas ao teu dispor e música ambiente (pode ser um pró ou contra visto que o volume é muito variável) e uma panóplia de restaurantes/cafés aos quais podes recorrer quando te der a fome, com menús de almoço completos desde 5€.
Há para todos os gostos e feitios. Experimenta a Teté au Croissant pelo atendimento impecável e pela especialidade que o nome deixa adivinhar. Também não ficarás nada mal servido na Sandeira ou no Piquenique que às terças e sextas tem menu vegetariano. Ou se te quiseres perder um bocadinho tens sempre a Sou Sweet (gelataria artesanal com waffles e crepes daqueles saídos dos posts de instagram dos teus amigos foodies).

Biblioteca da FDUP

15878197_1261174333964091_268166150_o

Morada:  Rua dos Bragas 223

Distância (a pé) : 15 minutos do ICBAS novo e 6 minutos do ICBAS antigo

Horário: Seg-Sex 9h-20h

Wi-fi: sim

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-da-Faculdade-De-Direito-da-Universidade-Do-Porto-FDUP/424305804377148?fref=ts

Se gostas de tranquilidade e de um ambiente de estudo por excelência e antes de te perdermos por achares que este Perto do ICBAS só trás sítios “desregrados”, trazemos-te então a nossa primeira opção mais tranquila, a biblioteca de Direito.
É pertinente pensares qual será a vantagem de ires para uma biblioteca numa faculdade que não é a tua. A vantagem é que, em primeiro lugar, a biblioteca de direito por norma nunca enche, e, em segundo, tem menos lugares, o que implica que não se torne um ambiente tão quente e com um teor de CO2 tão elevado ao fim de algumas horas.
Tem 3 pisos, luz natural, um aspeto pitoresco e não tem os teus colegas de ano que já vão 4 aulas à tua frente a Farmacologia a stressar-te só de olhares. Em última instância, está lá há várias décadas, e, pelo menos que nós saibamos, não há grande historial de tetos a ruir, água a entrar ou barulho de brocas em horário nobre de estudo.
Tem tudo aquilo que uma biblioteca da UP costuma ter, e, no piso inferior da faculdade de Direito, há um bar com muitas opções para lanches e almoço. Mesmo ao lado da FDUP encontras a cantina dos SASUP onde podes comprar a senha na própria hora pelo preço normal.

Atmosfera M

15909004_1261173790630812_635955386_o

Morada: Rua Júlio Dinis, 158

Distância (a pé):  3 minutos do ICBAS novo e 13 minutos do ICBAS antigo

Horário: Seg-Sex: 09h-19h; Sab: 11h-17h; encerra ao Domingo

Wi-fi: sim

Facebook: https://www.facebook.com/espaco.atmosferam/

O Atmosfera M é um espaço cultural do Montepio, inaugurado em 2014. Com o objectivo de “celebrar a cidadania”, proporciona atividades culturais e programas de voluntariado.
Possui salas de formação onde decorrem workshops, auditórios com tertúlias, espetáculos e sessões de cinema e uma biblioteca com livros vocacionados para temas de economia, onde decorrem clubes de leitura.
É portanto um espaço que nos inspira a trabalhar, num ambiente descontraído e agradável. A biblioteca é espaçosa, com várias mesas, cada uma com tomadas eléctricas suficientes. É silenciosa e nunca a encontramos cheia! Pedindo a password da Wi-Fi, podemos usufruir de uma ligação rápida no nosso portátil, podendo, no entanto, usar também computadores de lá.
Junto à biblioteca, encontramos uma solarenga cafetaria, com almoços a menos de 3€, onde o “café do próximo” convida qualquer pessoa “a pagar o café do cliente seguinte, tendo o seu café grátis”. Para além do prato diário, podes escolher entre saladas, sopas e até sushi! E fica mesmo perto do nosso ICBAS. Experimenta e bom estudo!

Pólo Zero

15857180_1261173833964141_1607653315_o

Morada: R. de São Filipe de Nery, Porto

Distância (a pé): 15 minutos do ICBAS novo e  5 minutos do ICBAS antigo

Horário: Todos os dias, das 10h-24h

Wi-fi: sim

Facebook: https://www.facebook.com/PoloZeroFAP/?fref=ts

O Pólo Zero é um espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Porto à Federação Académica do Porto (FAP), localizado na Praça de Lisboa, com entrada privilegiada, mesmo em frente à Torre dos Clérigos.
A aposta da FAP centra-se sobretudo num claro investimento da promoção do – e citamos a própria federação – “empreendedorismo, da inovação e da cultura no meio académico”. E nós, estudantes do ICBAS, somos excelentes apostadores e por isso não podemos deixar de fazer referência a este espaço: é um pequeno passeio até a este local que permite a todos os seus utilizadores, de forma individual ou coletiva, poder estudar, trabalhar em projetos, difundir ideias, discuti-las, formarem-se, no fundo.
O Pólo Zero é uma clara boa opção para quem procura um local estratégico para estudar e não perder tempo a procurar onde lanchar, pois está servido com máquina de café, chocolate quente e alguns snacks, com preços bastante acessíveis aos bolsos dos estudantes.
No entanto, se és daqueles estudantes que precisam de absoluto silêncio, poderás sentir aqui um certo desafio. Como mencionámos, este é um espaço que pretende ajudar à difusão de ideias para além do estudo, e por isso poderá existir algum ruído. Ainda assim, não podemos deixar de assinalar que é um local sossegado e que nos brinda com várias tomadas para carregarmos portáteis, tablets ou quaisquer outros equipamentos eletrónicos. Se ficaste curioso tenta chegar cedinho, pois o Pólo Zero é sinónimo de casa cheia.

E-learning Café Botânico

15878392_1261173853964139_865698470_o

Morada: Rua do Campo Alegre 1277

Distância (a pé):  25 minutos do ICBAS novo e 33 minutos do ICBAS antigo

Horário: Todos os dias, das 10h às 22h

Wi-fi: sim

Facebook: https://www.facebook.com/pg/elcbotanico/reviews/?ref=page_internal

O e-learning é já há vários anos um clássico do Pólo Universitário, mesmo em frente a Dentária e, felizmente, o conceito foi também trazido para o Jardim Botânico em finais de 2015, num espaço remodelado, confortável, com 4 salas de estudo, com todos os recursos de multimédia e materiais didáticos, boa luz e tomadas. Também tem uma zona utilitária onde podes aquecer a comida, um espaço de convívio e até cacifos.
Tudo isto aliado ao seu enquadramento, numa das zonas mais verdes do Porto, o Jardim Botânico, o que te permite espairecer e apanhar ar nas pausas de estudo. Apesar de ser um pouco mais longe do ICBAS que as outras opções, por ser um espaço tão direcionado para nós estudantes e que está aberto mesmo ao fim-de-semana, (e não tem custo nem consumo!), é que decidimos trazê-lo até ti para quando não souberes para onde ir ao Domingo quando as tuas tias vão todas lá para casa dar à língua e não há sossego. Com a vantagem que ao fim-de-semana o estacionamento na cidade é gratuito e encontras sempre um lugarzinho pelas ruas circundantes.


Esperamos que aches as nossas sugestões úteis e desejamos-te sucesso nos exames. Voltamos a encontrar-nos no próximo mês com novas sugestões. Se por acaso gostavas de ver algum tema em concreto abordado sente-te à vontade para sugerir, o “Perto do Icbas” tentará dar resposta às tuas questões!

Texto por: Alexandra Guedes, Filipa Reis, Inês Pacheco, Maria João Soares