GDICBAS

GDI

 

O GDICBAS, ou Grupo de Dança do ICBAS, é o mais recente grupo académico desta enorme casa que é o ICBAS. É um grupo composto quer por rapazes quer por raparigas que, com o gosto pela dança em comum, se encontra uma vez por semana ao final da tarde para passar um bom bocado, conjugando a boa disposição com a enorme vontade em aprender novos estilos de dança e de pôr em prática alguns moves capazes de enfeitiçar qualquer pessoa. Este grupo foi criado no dia 29 de abril de 2015 após um workshop de danças de salão dado no âmbito da semana cultural do ICBAS, organizada pela AEICBAS. Apesar de ainda termos uma curta existência, já tivemos a honra de atuar em grandes palcos do Porto ao longo destes 3 anos de vida, como o Teatro Sá da Bandeira no Sarau Cultural da Queima das Fitas 2017, a Exponor, a convite do IPDJ, e em diversos eventos do ICBAS como a Gala Médica, as XXIX Jornadas de Terapêutica e o Sarau Cultural. Ao longo dos nossos ensaios reina a boa disposição, estando ela pautada por momentos de descontração, diversão, companheirismo, partilha de experiências e entreajuda entre os diversos elementos que fazem parte do grupo. Somos um grupo muito heterogéneo no que toca às idades e aos cursos, tendo conseguido a proeza de englobar estudantes da grande maioria dos cursos existentes no ICBAS, bem como de grande parte dos anos que compõem esses mesmos cursos! Temos até elementos de outras faculdades que vieram suprir algumas necessidades de elementos masculinos (rapazes do ICBAS, onde andam?!) para que o grupo ficasse mais equilibrado. A nossa fama já chegou também além fronteiras, tendo inclusive alunos italianos, espanhóis, alemães e eslovenos, do programa Erasmus, a fazer parte do grupo e a participar nas atuações!

As nossas aulas normalmente são compostas por 2 momentos: inicialmente são ensinados os passos quer para os rapazes quer para as raparigas e, num segundo momento, são formados pares que vão rodando entre si, o que, para além de fomentar a amizade entre os diversos membros do grupo, dá as bases para que num outro contexto seja possível qualquer um dançar com alguém com quem não está habituado. Já foi possível transmitir algumas noções de Kizomba, Cha Cha Cha, Salsa, Jive, Bachata, Tango, Valsa e Disco, portanto, quem estiver a ler isto pode imaginar o quão animados são os nossos ensaios! Eu, que vos estou a escrever isto, fiquei encarregado, e com muito orgulho, de tentar colocar pessoas que nunca dançaram durante a sua vida e que às vezes usam a desculpa de “ei, não posso ir porque não sei dançar”, ou “não posso ir porque tenho dois pés esquerdos”, a mudarem de opinião e a apaixonarem-se, como eu, pela dança, levando alguns a fazer autênticos brilharetes que nem nos seus sonhos mais distantes achavam possíveis, e não, não me venham dizer que a dança não está incluída na genética de todos nós porque nestes 3 anos ficou mais que provado que isso não corresponde à verdade 😉

Criamos boas condições para que qualquer um se sinta integrado e bem recebido nesta grande família que é o GDICBAS e o próprio ICBAS, promovendo o convívio entre os vários anos, cursos e grupos académicos. Este ano pretendemos levar o nosso nome bem longe, com atuações de rua, atuações em novos palcos e várias outras participações! Não te vais arrepender se vieres experimentar!

Se ainda não estiveres convencido, aqui fica o testemunho de um dos mais recentes membros do GDICBAS: “Desde pequenina que sou apaixonada pelos mais variados estilos de dança. No início, passei pelo palco a dançar ballet e uns anos mais tarde, dança contemporânea. Apesar de adorar dançar, as aulas e os ensaios ocupavam muito tempo. Por isso e por outras razões, deixei a dança no final do 1º ano de faculdade.

O ano passado assisti no sarau do ICBAS, a uma atuação incrível do GDICBAS, cheia de energia, diversidade e boa disposição. Não conhecia este grupo e fiquei muito impressionada com o profissionalismo e carisma! Fiquei com a perceção que os ensaios ocupariam muito tempo mas a saudade falou mais alto e deixei-me contagiar! Decidi voltar a dançar e vi uma oportunidade ótima no GDICBAS. Agora que entrei, os ensaios superaram as minhas expectativas! Passamos um final de tarde, por semana, mega descontraído e animado por um coreógrafo espetacular e com pessoal ainda melhor!

Na minha opinião devias de aproveitar enquanto não te queixas das tuas cruzes 😉 ESTÁS A ESPERA DE QUE?

 

Da 1a peixinha a entrar,
Benedita Portugal”

 

Os nossos ensaios são às 4fs das 18h às 20h no Foyer, se quiseres passar um bom bocado e ainda por cima aprenderes uns passos de dança, porque não apareceres? Ficamos à tua espera! 🙂

 

Para mais informações: gdicbas@gmail.com www.facebook.com/gdicbas

www.instagram.com/gdicbas

Texto escrito por:

Hélder Balouta
Fundador, presidente e coreógrafo do GDICBAS