Departamento de Educação e Pedagogia: funções e atividades (passadas e futuras)

Depois da alteração do nome do antigo Grupo de Trabalho de Apoio à Pedagogia para Departamento de Educação e Pedagogia (DEP), que já havia sido usado em mandatos anteriores, o novo DEP veio assumir algumas funções que eram antes distribuídas arbitrariamente pela Direção da AEICBAS (DAEICBAS), podendo assim ser realizadas de forma mais harmoniosa, além das funções precedentes a que a este departamento competiam.

Como em anos anteriores, este departamento da AEICBAS é composto por 5 vogais, que representam o Mestrado Integrado em Medicina, o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, a Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, a Licenciatura em Bioquímica e o Mestrado Integrado em Bioengenharia, fazendo chegar à AEICBAS as visões, vontades e necessidades que cada curso possui. Pela primeira vez, este departamento conta ainda com a coordenação por um elemento representante do 2º Ciclo de Estudos (mestrados), uma adição chave que visa diminuir o isolamento que estes estudantes por vezes sentem no que toca à ação da AEICBAS.

IMG_20141120_183056Em virtude da atualização dos estatutos da AEICBAS no mandato passado, as Comissões de Curso passam a ter uma presença pedagógica mais marcada com a sua integração num dos órgãos sociais da AEICBAS, o Conselho das Comissões de Curso. Este órgão será então o responsável por fazer a ponte entre as Comissões de Curso e a restante AEICBAS, e assumirá doravante todos os assuntos relativos a estas. Assim sendo, foi ainda da responsabilidade do DEP a organização da Sessão de Esclarecimento para as Comissões de Curso, uma sessão teórica na qual os Estudantes tiveram a oportunidade de se informar sobre este tema, tendo-se dado especial destaque às mais recentes alterações.

Outra função deste departamento é organizar algumas atividades com uma índole pedagógica, que visam oferecer apoio no percurso académico dos nossos Estudantes. Foram recentemente realizadas duas palestras no âmbito da divulgação científica, uma sobre artigos e outra sobre pósteres científicos que, no seu conjunto, contaram com mais de seis dezenas de participantes. Ainda durante este semestre, irá realizar-se uma sessão sobre Ilustração Científica, ministrada por um orador de renome internacional. No final do ano letivo, e atendendo à eventual necessidade que alguns dos nossos estudantes possam ter nessa altura de entrar no mercado de trabalho ou de concorrerem a outros cursos, a AEICBAS irá realizar uma sessão sobre como elaborar um Curriculum Vitae.

Por último, o DEP mantém um trabalho contínuo, no âmbito da Pedagogia, com os demais órgãos do ICBAS, com o objetivo de lhes apresentar as opiniões, não só dos seus Estudantes, mas também de todos aqueles contribuem para o sucesso desta Casa. Friso que o orgulho de ser Biomédicas não é um estatuto social com o qual nos devamos contentar, mas sim uma vontade de ser mais e melhor a cada dia que passa!

Diogo Amaral de Carvalho

Coordenador do Departamento de Educação e Pedagogia