Centro de Simulação Biomédica

Como já é conhecido pelos alunos de Medicina do ICBAS, foi inaugurado em outubro de 2014 o Centro de Simulação Biomédica (CBS) do ICBAS e do Centro Hospitalar do Porto (CHP), o que se tornou uma mais-valia no ensino, sobretudo na aprendizagem de competências práticas, que frequentemente não são fáceis de adquirir (apenas) nas aulas no CHP, devido ao facto de nem sempre haver doentes disponíveis e ainda ao elevado rácio tutor-aluno.

Com um investimento de cerca de 500 mil € em equipamentos e instalações, as novas instalações incluem uma sala de bloco operatório, uma sala de simulação de partos, uma enfermaria, uma sala de treino de competências técnicas e uma sala de briefing, onde é possível monitorizar tudo o que ocorre nas restantes salas de simulação .Há ainda uma ambulância para treino de transporte de doentes, um simulador de patologias cardiotorácicas e os simuladores: o SimMan3G – um simulador avançado com um manequim com a estrutura de um homem de estatura normal – e o SimMom, que permite o treino de partos.
O Centro está aberto a todos os alunos e professores do ICBAS e profissionais do Centro Hospitalar do Porto, de forma a disponibilizar uma aprendizagem contínua. Está ainda prevista a abertura do CBS à população em geral, para a realização de cursos como suporte básico de vida e treino de partos em ambulâncias.

Se ainda não conheces, a Corino traz-te uma pequena fotorreportagem sobre o CBS!

 

DSC_0959DSC_0960DSC_0962

Simulador: SimMan3G

DSC_0981DSC_0972

Simulador: SimMom (à esquerda) e recém-nascido, para treino de partos (inclui placenta e cordão umbilical)

DSC_0983DSC_0985

Ambulância (gentilmente cedida pelos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses)

Fonte de informação: http://noticias.universia.pt/en-portada/noticia/2014/10/20/1113523/novo-centro-biomedico-simulaco-coloca-robos-treinar-futuros-medicos.html, consultado a 4/06/15

Autoras: Madalena Cabral Ferreira (texto) e Diana Portela (fotografia)