+BIO #11: Comunicar em Ciência (2)

Na nova edição da parceria da Corino com o Núcleo de Estudantes de Bioengenharia do ICBAS/FEUP, é explorada a importância da comunicação e de que forma é que o FameLab impulsiona as novas gerações de comunicadores científicos.
Abaixo, encontra-se a segunda parte do artigo sendo que poderão ler a primeira parte no site do NEB-FEUP/ICBAS.

17321374_1231232046997634_177055736_n (1)

O que é, afinal, o FameLab? Citando o site Ciência Viva o FameLab é:
“O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência criado pelo Cheltenham Science Festival. É apoiado desde 2006 pelo British Council, que o expandiu a outros países.”

Como funciona e porque é que eu vim para aqui falar dele? Era eu aluno do primeiro ano quando conheci este concurso. Podem imaginar que, como aluno de primeiro ano, todas as oportunidades académicas eram parte de um mundo novo e maravilhoso e, como tal, eu estava sempre apto a novos desafios. A primeira fase de seleção do FameLab é feita através de um vídeo que o concorrente faz. Basicamente, selecionam um tema científico que vos interessa e gravam um vídeo a explicar. Porreiro, certo? Assim fiz. Tal foi o meu espanto quando vi que tinha sido selecionado para ir a Lisboa, à Fundação Gulbenkian, apresentar esse mesmo tema a um júri e a um público multivariado. Posso dizer que além de ter conhecido gente nova e muito interessante, apresentar ciência perante um júri exigente (o Professor Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra era um dos membros do júri) mostrou-me que sou capaz de qualquer coisa. Além disso, restava sempre a possibilidade de ser selecionado para a MasterClass e poder ser um dos finalistas no Reino Unido.

Acabei por me ficar na fase dos semifinalistas, mas a experiência foi enriquecedora e, como tal, vim aqui partilhar essa experiência com todos vocês que frequentam o meio académico e que andam à procura de algo para vos afastar de toda a pressão dos estudos e dos trabalhos.

As inscrições para o FameLab já estão abertas e terminam a 19 de março. Estão à espera de quê para se aventurarem?

+info: http://www.cienciaviva.pt/famelab/
https://www.britishcouncil.pt/famelab
http://www.cheltenhamfestivals.com/about/famelab/