5 coisas que deves fazer no teu 1º ano no ICBAS

A entrada para a faculdade abre-nos a todo um mundo de novos momentos e vivências. Todos passamos por um processo de adaptação, e os nossos mais novos leitores certamente não serão diferentes! Como alguém que já tem (alguma) experiências em tudo o que é ICBAS, Rita Lopes, aluna do 3º ano do MIM, dá-te algumas dicas do que podes fazer para que o teu primeiro ano seja o mais proveitoso. Se já passaste pelo primeiro ano e ainda não completaste a lista, não te apoquentes, há sempre tempo!


1. Fazer uma noitada pré-exames na cantina (com jantar incluído)

É véspera de exame e só começaste a estudar há meia hora? A biblioteca está cheia e não consegues arranjar lugar? Leva os amigos para a cantina, acende umas velinhas e começa a sublinhar compulsivamente a sebenta mais próxima! Se achas que compensa imenso estudarem juntos, vais ver que vale ainda mais a pena descompensarem juntos. A época de exames é responsável por muitas amizades improváveis e muitas histórias épicas que ficam para sempre!

Quando começares a ficar com fome lembra-te que a Telepizza está sempre com promoções e entrega até muito tarde… e não há nada como uma dose de queijo derretido para te dar motivação!

2. Descobrir quais as melhores máquinas de café do complexo

Caloiro, sabes qual é a diferença entre as duas máquinas de café do piso 1, ao pé do anfiteatro 2? A da direita oferece-te um generoso café cheio por apenas 30 cêntimos. A da esquerda engole essa mesma quantia e deixa-te a chorar enquanto contemplas os 0,000001 mL de bebida que dificilmente te ajudará a ficar acordado durante uma teórica de QBI.

Se, por outro lado, és um individuo requintado e gourmet, experimenta o cappuccino da máquina dos serviços administrativos de farmácia… não te vais arrepender!

3. Fazer amizade com uma gaivota

Decerto que por esta altura já deves ter ouvido várias lendas sobre gaivotas que roubam comida aos pobres alunos que decidem almoçar lá fora no dia errado e à hora errada. Mas porquê receares ser roubado, quando podes ser tu a disponibilizar um pedacinho do teu croissant? Não te fiques pelas festinhas aos beagles do canil do ICBAS, nesta faculdade há uma vida animal extremamente diversa à espera de te conhecer! Aproveita!

4. Infiltrares-te no coffee-break de uma palestra aleatória

Sim, eu conheço a sensação: foste aos serviços administrativos, espreitaste pela janela ao pé do elevador e viste meia dúzia de professores engravatados em redor de uma sumptuosa colecção de bolinhos e rissóis. E tu, que estás com tanta fome, só querias mesmo provar um salgadinho, mas não estás inscrito no congresso… Não te acanhes, jovem! Endireita as costas, põe o teu ar mais profissional e dirige-te confiantemente até à mesa. As probabilidades de alguém reparar em ti são poucas, e as de alguém te expulsar da sala são ainda menores. Sê um bom cidadão do mundo e não deixes que a comida se estrague…

5. Saber como sobreviver na cantina

Sabias que podes trocar a salada da baguete de panado por batatas fritas?
Ou que és atendido mais depressa no bar se fores o mais para a esquerda do balcão possível?
Sabias que se fores muito fofinho com a D. Luzia ela até te troca essa nota de 10 euros por moedas?
Torna-te um mestre dos snacks e impressiona os teus amigos com o teu vasto conhecimento!